Esqueceu o código de desbloqueio do seu iPhone ou iPad? Saiba como resolver a situação

Esqueceu o código de desbloqueio do seu iPhone ou iPad? Saiba como resolver a situação

Uma das situações mais frustrantes que um utilizador de iPhone ou iPad pode enfrentar é o esquecimento do código de desbloqueio do dispositivo. Com a democratização dos sistemas de autentificação biométrica, como o Face ID e o Touch ID, os códigos de acesso deixaram de ser utilizados com tanta frequência, o que pode levar ao seu esquecimento. 

Se está a atravessar uma situação semelhante, mantenha a calma. Primeiramente, deverá pensar se está a introduzir o código corretamente ou se o está a digitar quaisquer outros que utiliza nas suas contas pessoais. O dispositivo permite-lhe inserir cinco vezes o código, antes de bloquear automaticamente. Por isso, use as oportunidades com prudência e não insira os números que lhe ocorrem aleatoriamente. Caso esgote as cinco tentativas, será apresentada uma mensagem no dispositivo a indicar que o mesmo se encontra desativado durante um determinado período. Lembre-se que cada tentativa adicional irá aumentar esse período, que poderá ascender a horas. 

Após vários erros seguidos, o seu iPhone ou iPad irá exibir uma mensagem a informar que o equipamento está permanentemente desativado. Nesse caso, terá de utilizar um computador para o colocar em modo de recuperação. Este modo permite restaurar as definições de fábrica do dispositivo e configurá-lo novamente. 

Como desbloquear o iPhone ou iPad através do Mac ou PC? 

Se tiver um Mac, os passos que deverás seguir são os seguintes: 

  • Ligue o iPhone ou iPad ao Mac através do cabo fornecido; 
  • Abra o Finder e, na barra à esquerda, selecione o seu iPhone ou iPad; 
  • Escolha a opção de restauro que irá surgir no ecrã e aguarde a conclusão do procedimento. Se tiver uma cópia de segurança guardada no Mac, poderá usá-la através da opção “Restaurar cópia de segurança”. 

Caso esteja a utilizar um computador Windows, ligue o iPhone ou iPad ao dispositivo e aguarde até a sincronização terminar. Depois, clique em “Restaurar [dispositivo]” e aguarde até que o procedimento fique concluído. No final, caso tenha alguma cópia de segurança no computador, escolha a opção relacionada com o restauro durante a ativação do iPhone ou iPad. 

Aguarde até que o processo seja concluído. Quando o processo terminar, o dispositivo será reiniciado e irá mostrar um ecrã de configuração. Desligue-o do computador e, em seguida, configure-o. 

Apagar o conteúdo através do iCloud 

É possível ainda apagar todo o conteúdo de um iPhone ou iPad através do iCloud, desde que a opção “Encontrar [dispositivo]” esteja ativada e que o dispositivo bloqueado esteja ligado à Internet. Para isso, siga os seguintes passos: 

  • Abra a aplicação Encontrar no Mac ou o site iCloud.com e inicie sessão com o seu Apple ID; 
  • Clique em Dispositivos e selecione o modelo correspondente; 
  • Clique em “Apagar [dispositivo]” e aguarde a conclusão do procedimento. 

 

Efetue sempre cópias de segurança dos seus dados 

Esquecer o código de desbloqueio é uma situação frustrante. Contudo, o impacto deste esquecimento pode ser mitigado se tiver o hábito de efetuar regularmente cópias de segurança dos seus dados. Recomendamos vivamente esta prática e, adicionalmente, que opte por códigos de acesso de fácil memorização. Estes passos são indispensáveis para prevenir situações como esta. 

Artigo anterior Que dispositivos são compatíveis com os novos iOS/iPadOS 17, macOS Sonoma e watchOS 10?
Próximo artigo Como resolver os movimentos atípicos (ghost touch) no ecrã do seu iPhone?

Deixe o seu comentário

Os comentários têm de ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios