Reparar o iPhone ou comprar um novo? Nós explicamos-lhe o que fazer

Reparar o iPhone ou comprar um novo? Nós explicamos-lhe o que fazer

Com os primeiros rumores da nova geração do iPhone a circularem online, geram-se especulações a respeito das novidades que serão implementadas nos novos modelos deste smartphone. Embora seja uma referência a vários níveis, o iPhone continua a ter as suas fragilidades, sendo suscetível a problemas como acontece com quaisquer outros equipamentos eletrónicos.

Se possui um iPhone ou pondera adquirir um, sugerimos que preste atenção a alguns pontos como os preços e as suas necessidades. Hoje em dia é possível encontrar modelos de iPhone recondicionados, 100% funcionais, a um preço muito convidativo. Confira, de seguida, seis situações em que ponderar sobre o reparo do seu telemóvel ou a compra de um novo pode fazer sentido, e conheça as nossas sugestões para cada uma delas.

 

 

Avalie os problemas caso a caso

Uma das características que mais agrada aos utilizadores dos produtos Apple tem a ver com a vida útil dos dispositivos. No caso do iPhone, o período de durabilidade costuma ser bastante longo, graças à qualidade dos componentes internos e aos materiais utilizados no acabamento deste equipamento. O seu sistema operativo, o iOS, é também uma mais valia para o consumidor, tendo em conta os ciclos de atualização e o facto de ser ainda suportado nos equipamentos mais antigos.

É, por isso, natural que quem possui um modelo de gerações anteriores, como o iPhone XR ou o iPhone 11, esteja ainda satisfeito com o dispositivo, e não pense em comprar um iPhone novo, sobretudo os mais recentes.

Dito isto, é importante que avalie sempre o problema que o seu iPhone tem. Nunca se esqueça que um problema relacionado com o ecrã, terá uma resolução e preço diferentes do que ter, por exemplo, um problema na bateria ou no Touch ID.

Baterias

As baterias são uma tecnologia complexa. No iPhone, as baterias utilizam a tecnologia de iões de lítio que, em comparação com a tecnologia das gerações anteriores, carregam mais rapidamente, duram mais tempo e têm uma densidade de energia superior, o que proporciona uma duração prolongada. Contudo, todas as baterias recarregáveis são consumíveis e têm uma vida útil limitada. Com o seu envelhecimento, a respetiva capacidade e desempenho diminuem, pelo que necessitam de ser substituídas.

A substituição da bateria é um investimento que não justifica a compra de um equipamento novo e que pode ser feita num centro de assistência autorizado Apple ou noutros centros autorizados. Na Forall Phones, observamos os problemas e os danos existentes no seu iPhone e damos-lhe um orçamento de reparação.

Ecrã partido

O ecrã partido é um problema que afeta muitos utilizadores, independentemente de usarem iPhone, da Apple, ou um telemóvel de outra marca. Em Portugal, o preço de um ecrã novo pode custar aproximadamente um terço do valor total de um iPhone, no caso de o equipamento estar fora da garantia. Se, porventura, possui um modelo de iPhone mais antigo, o investimento num modelo novo pode ser mais vantajoso do que repará-lo. Tudo dependerá dos danos existentes no aparelho e da urgência que tem na sua reparação.

Câmara

As câmaras são um dos principais elementos do iPhone. É através delas que poderá capturar fotografias e vídeos, efetuar videochamadas, etc. Mas quando estas ficam danificadas, é importante saber se as mesmas podem ser reparadas e se este investimento se justifica.

Mais uma vez, a gravidade do dano e a necessidade de reparação é que vão ditar qual é a opção mais acertada, isto é, se deve considerar a reparação do equipamento ou comprar um novo. Para os modelos mais recentes, a troca das câmaras fora da garantia pode custar o equivalente a um modelo base da geração atual.

Touch ID

O Touch ID nos modelos compatíveis é um recurso importante e que permite desbloquear o iPhone em segurança e com conveniência, autorizar compras e pagamentos e iniciar sessão em várias aplicações de terceiros, sendo apenas necessário premir o botão principal com o dedo.

No caso de o Touch ID deixar de funcionar, é preciso encontrar a causa do problema. Deve sempre certificar-se de que os seus dedos se encontram limpos e secos, assim como o sensor do Touch ID. A humidade, os cremes, o suor, os óleos, as feridas ou a pele seca podem afetar o reconhecimento de impressões digitais, pelo que sugerimos que utilize um pano limpo e que não largue pelos para limpar a sujidade ou resíduos. Deve ainda verificar se está a cobrir completamente o sensor do Touch ID com o seu dedo e se existe algum material a obstruir o mesmo, como uma capa ou um protetor de ecrã.

Se, ainda assim, o recurso não funcionar, deve ativar a garantia ou então dirigir-se a um centro de reparação para tentar resolver o problema. Neste tipo de situação, a reparação vale mais a pena do que comprar um dispositivo novo.

Danos causados por líquidos

Embora todos os modelos a partir do iPhone 7 possuam certificação IP68 — que os torna mais resistentes a salpicos, água e pó —, os acidentes podem acontecer. Deixar um telemóvel cair na piscina, no mar ou dentro de uma sanita pode significar o princípio de um problema no caso de o equipamento não estar abrangido pela garantia.

A Apple costuma ter políticas bastante rígidas neste caso em particular, pelo que nem sempre será fácil reparar o dispositivo. Neste sentido, deve procurar saber que problema tem o seu iPhone e solicitar um orçamento de reparação.

Na Forall encontrará a solução para o seu problema 

Em síntese, o caminho que deve seguir quando deteta um problema no seu telefone vai sempre depender da gravidade do mesmo. Se o vidro do seu ecrã rachou ou partiu ou está com problemas nas câmaras do iPhone, é provável que não se justifique a compra de um novo telemóvel e, por isso, aconselhamo-lo a contactar um estabelecimento com serviço de reparações de dispositivos Apple.

Na Forall Phones, efetuamos o diagnóstico sem qualquer custo associado e disponibilizamos ainda uma ferramenta que lhe permite simular o valor a pagar na reparação do seu equipamento. Oferecemos um serviço de reparação de qualidade e usamos componentes certificados. Connosco o seu dispositivo terá uma vida nova, com garantia vitalícia nos casos de substituição do ecrã e garantia de dois anos para todas as outras reparações.

Se quiser saber mais sobre o nosso serviço, visite a nossa página ou entre em contacto connosco. Estamos sempre disponíveis para responder às suas dúvidas e solucionar todas as questões. Não se esqueça de seguir também as páginas oficiais da Forall Phones nas redes sociais para obter as principais informações a respeito dos nossos artigos, campanhas promocionais, entre outros.

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