Outubro é Cor-de-ROSA

Outubro é Cor-de-ROSA

Todos os anos Outubro veste-se de cor-de-rosa. Estamos no mês internacional de prevenção do cancro da mama, o mês em que as organizações pelo mundo fora lutam pelo aumento da consciencialização acerca da doença e angariam fundos para investigação da sua origem, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Na Forall Phones não podíamos deixar passar o mês de Outubro sem fazer referência a este acontecimento.

Cancro da mama em Portugal

O cancro da mama é um problema de saúde pública e apesar de não ser dos mais letais, tem uma vasta ocorrência aliada a uma grande taxa de mortalidade, sendo o segundo tipo de cancro com maior mortalidade. 

Segundo a liga Portuguesa contra o cancro, por dia surgem 11 novos casos de cancro da mama e uma média de 4 mulheres morrem com esta doença. Mas, uma detecção atempada é meio caminho andado para um bom tratamento e cura da doença, já que 90% das mortes causadas pelo cancro da mama estão correlacionadas com um diagnóstico tardio.

Cancro da mama: A evolução da medicina, diagnostico e testes

Apesar de geralmente nos referirmos ao cancro da mama como uma única doença, a verdade é que há múltiplos subtipos de cancro da mama e cada um requer um tratamento específico. Todos somos diferentes e por isso, consoante o paciente, a doença evolui de formas completamente distintas, o que significa que tratamentos específicos e personalizados são a essência para o sucesso do tratamento nos estágios mais avançados da doença.

Um diagnóstico precoce está ligado a uma diminuição da mortalidade neste tipo de cancro e poderá em alguns casos evitar tipos de tratamentos como a quimioterapia e cirurgias mutilantes como a mastectomia total.

A forma de diagnóstico e rastreio mais conhecida é a mamografia, maioritariamente realizada em mulheres acima dos 40 anos e que permite visualizar nódulos na mama antes que estes possam ser palpados, bem como eventuais microcalcificações.

Apesar da idade de início e periodicidade deste exame serem definidos por um médico, nas idades mais jovens a alternativa comum à mamografia é a realização de ecografias mamárias, um exame inofensivo e que não emite radiação, podendo ser repetido várias vezes ao ano se necessário.

Há ainda um exame complementar que poderá ser essencial consoante os casos: A ressonância magnética mamária. Este é um exame com grande importância para a detecção de lesões minúsculas e que fornece informação detalhada acerca dos tecidos moles. É comum ser realizado nas mulheres que possuem implantes mamários e também em doentes submetidas a cirurgia mamária devido ao cancro.

Para além destes exames mais conhecidos, as medidas de detecção precoce da doença devem sempre incluir o auto-exame e o exame clínico da mama efetuado pelo médico. Na grande maioria das vezes, o auto-exame é desvalorizado mas a verdade é que poderá ser a chave para um diagnóstico atempado e um caso de sucesso.

O Auto-exame deverá ser realizado uma vez por mês, sendo que a melhor altura para o realizar nas mulheres é na semana após o período menstrual. Por isso, deixamos um shout out ao MACMA, um movimento espanhol na prevenção e ajuda do cancro da mama, com o incrível vídeo que criaram que explica na perfeição a importância e como realizar este teste. Aqui

Cancro da mama e os Homens

Todos conhecem o típico laço cor-de-rosa, que por ser considerada uma cor feminina, é uma forma de mostrar solidariedade com as mulheres que lutam contra esta doença diariamente. Mas a verdade é que não só de mulheres é feita esta luta, o cancro da mama pode também fazer parte da vida de um homem.

De acordo com a Liga Portuguesa contra o cancro, cerca de 1% dos casos de cancro da mama ocorre em homens. Apesar das causas deste cancro no sexo masculino não serem totalmente conhecidas, há alguns fatores que podem aumentar o risco de ocorrência como envelhecimento, histórico familiar, obesidade, bebidas alcoólicas entre outros.

Nada como estar informado e atento a qualquer alteração fora do normal para que se possa tratar atempadamente a doença.

Cancro da mama: Associações e iniciativas

A importância de gerar consciência para este tema é partilhado por muitas associações e instituições, por isso, no mês de Outubro destacamos duas entidades que terão um contributo essencial nesta luta.

A CUF instituto de oncologia organizará este mês avaliações gratuitas de diagnóstico precoce de cancro da mama, de norte a sul de Portugal, entre os dias 28 e 31 de Outubro. As clínicas e hospitais CUF onde decorrerá esta ação são Almada, Infante Santo, Descobertas, Cascais, Sintra, Santarém, Porto, Viseu e Coimbra.

Além desta entidade, temos também de ressaltar a importância da liga Portuguesa contra o cancro e a 5ª edição do movimento onda Rosa 2019 que está a realizar, procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.


A vida é feita de barreiras, mas a informação e a consciencialização são armas para as fazermos ruir.

Na Forall Phones também nos vestimos de cor-de-rosa! #WearItPink com a nossa coleção de iPhones Rose Gold

Estamos JUNTOS nesta causa!

Artigo anterior Descontos iPhone Black Friday, todas as semanas
Próximo artigo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a forma como podemos mudar o mundo

Comentários

DFoOLsfI - março 16, 2020

DpFyoQhm

jsEXZNxbOMilgmo - março 16, 2020

iXPgroyMvtASDEBb

TKVzFbNtPuoHGkDZ - março 16, 2020

yNVrWUsB

FPVycjHIvYrSJo - março 16, 2020

zomBspZWYLivQa

RWDpPaKdhztSOGZC - março 11, 2020

hAxPYZucRiXfLNEV

NEDvswye - março 11, 2020

aKwUgFHWD

ATblgpQJyP - março 11, 2020

uCarNmPv

MXPTUiFI - março 11, 2020

lSNGrWzfXMBYAC

ArLcFVTIOXauWoUB - março 7, 2020

pUSgChWsOfFaqH

jEsqSDGnBN - março 7, 2020

QdtXlrLOv

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios