O que esperar da WWDC 2018?

O que esperar da WWDC 2018?

Na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, arranca mais uma edição da WWDC (Worldwide Developers Conference) e a ansiedade dos fãs já está no auge apesar de, este ano, os rumores e as fugas de informação estarem muito fracas.

Esperam-se revelações de atualizações de softwares e, talvez, apresentações de surpresas no segmento de hardware. Para os desenvolvedores, é hora de ver as novas tendências do mercado para o próximo ano, com as quais eles possivelmente começarão a trabalhar em breve e, portanto, precisarão de começar a planear o quanto antes.

Vamos ver o que conseguimos reunir de rumores acerca dos principais sistemas operativos da Apple:

iOS 12

Nada nos indica que o software móvel da empresa da maçã terá uma mudança muito grande. Espera-se que o iOS 12 foque em segurança e desempenho, em resposta a todos os problemas do género que aconteceram no seu antecessor iOS 11, porém, uma imagem que começou a circular pela internet nos últimos dias, se realmente for verdadeira, dá-nos esperanças de que haverão sim, significativas mudanças na aparência do próximo iOS. 

Reparem que esta imagem chega-nos dos EUA visto que conseguimos observar no canto do terminal a operadora AT&T. Reparem também que, se ela for real, teremos novos recursos como um aguardado dark mode, uma renovação da central de controlo e das notificações, quem sabe agora elas finalmente venham a ser agrupadas por aplicação e não somente por data e hora, ecrã always-on (sempre ligado), novos animojis, correções de bugs já conhecidos e novos patchs de segurança.

Outra coisa que chama a atenção nesta imagem é o fato de citar um suposto iPhone SE 2, o que me dá desconfiança da sua veracidade, porém ao mesmo tempo, reacende a esperança que tenho sobre um (im)provável iPhone SE 2.

Rumores ainda apontam para a chegada de novos recursos também, como, por exemplo, mais aplicações de realidade aumentada (AR) e softwares voltados para a saúde do utilizador, quem sabe melhorias no monitoramento do sono. A Apple também pode falar sobre a recente compra da aplicação Texture e a sua visão para o futuro da curadoria de notícias, cuja aplicação Noticias poderia ser disponibilizada em Português. O controlo parental também deve receber alguma atenção, já que um dos tópicos de maior discussão nos últimos tempos é o vício dos jovens e dos miúdos em smartphones.

Uma ampliação na compatibilidade das aplicações também poderá acontecer, afinal, já houve manifestação por parte de empresas terceiras em fazer disso uma realidade.  Uma integração melhor do Shazam com outras aplicações de música também seria muito oportuna. Além disso, espera-se que os Animojis possam aparecer em mais aplicações, como o FaceTime, por exemplo.

Lê o artigo completo em atapple.pt

Artigo da autoria de Paulo Loffredo

Artigo anterior This is your time - make yourself proud! ✊

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios