Worldo, caminho para a mudança sustentável

Worldo, o caminho para a mudança!

O que acontece quando se junta uma equipa jovem, ambiciosa e com vontade de criar impacto positivo à sua volta? A mudança torna-se mais acessível. Chegou a aplicação que alia a tecnologia à sustentabilidade! Em parceria com a STAR Junior Enterprise, a Forall Phones anunciam o lançamento da App Worldo. 

A Worldo é uma aplicação inovadora para Android e iOS que surge com o objetivo de facilitar o acesso, consciencialização e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU na comunidade local de cada utilizador. Eis tudo o que há para saber sobre este novo projeto que promete dar que falar: 

Quem somos? 

A Worldo surge de uma parceria entre a Forall Phones - empresa líder de mercado em tecnologia recondicionada, com foco na responsabilidade social e ambiental, e a STAR Junior Enterprise - uma Júnior Empresa formada por alunos da Universidade da Beira Interior, com foco nas áreas de desenvolvimento web e de aplicações móveis. A trabalhar na Worldo está uma equipa jovem de verdadeiros changemakers - composta por Shapers da Forall Family (programa de embaixadores da Forall Phones) e estudantes universitários da UBI. 

“A equipa da Worldo representa a vontade dos jovens de fazer mais pela sociedade e de saírem da sua zona de conforto. É um orgulho enorme pertencer a esta equipa de estudantes universitários de todo o país e criar algo único.”

Pedro Silva, Worldo Board Member
STAR Junior Enterprise

Quais as motivações e os objetivos?

Mais do que a necessidade de mudança, este projeto espelha a vontade e a esperança de quem acredita num futuro melhor. A Worldo surge com o objetivo de implementar novos hábitos no dia a dia dos utilizadores, a fim de atingir globalmente uma sociedade e um ambiente mais sustentáveis. Através da partilha e promoção de atividades práticas e acessíveis, exponencia-se o papel de cada um enquanto agente de mudança e da sustentabilidade.

“A Worldo surge com objetivos muito claros acerca da sua visão e ambição para o futuro do nosso planeta. A consciencialização de todos os cidadãos acerca das três vertentes da sustentabilidade, na sua visão holística e no papel ativo e essencial de todo e qualquer cidadão para tornar o nosso presente e o futuro das próximas gerações uma realidade suficiente e próspera.”

Vítor Nóbrega, Worldo Board Member
Alumni Forall Family 

 Quem temos connosco?

Numa fase inicial, a Worldo conta com a colaboração de organizações e entidades com interesse nas suas áreas de atuação. Porque juntos chegamos mais longe e esta é uma aplicação de pessoas e para pessoas. A primeira parceria celebrada foi com a APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento, uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado. Neste momento, conta também com a colaboração de vários nomes de peso na área da sustentabilidade, nomeadamente: Filipa Carlos - Consultora de Estratégia, Negócio, Ambiente, Energia e Sustentabilidade na Researcher, Pedro Lago - Diretor de projetos de Economia Circular e Sustentabilidade na SONAE e André Maciel - fundador das Hortas Lx. Para quem tenha interesse em colaborar com artigos da sua autoria relacionados com o Desenvolvimento Sustentável, a oportunidade fica também em aberto.   

“O projeto conta, neste momento, com alguns parceiros de conteúdo, que desde o primeiro momento se mostraram interessados e com um espírito incrível de colaboração. Essencialmente através da escrita de artigos sobre vários temas, a Worldo conta tanto com Parceiros Individuais como também com Organizações Não Governamentais, cuja atividade esteja orientada também ao Desenvolvimento Sustentável. É com estas parcerias que se pretende enriquecer o conteúdo da aplicação e melhorar a experiência dos utilizadores!

Rafael Carreiro, Worldo Board Member
Forall Family

Quais os valores?

O compromisso, a inovação e a responsabilidade são valores fundamentais para o sucesso deste projeto. É crucial que haja um forte envolvimento não só da equipa responsável como dos utilizadores. Acima de tudo, da comunidade Worldo esperam-se pessoas com valores sustentáveis e que saibam tirar partido das ferramentas que lhes são fornecidas enquanto agentes da mudança. Somos mentes abertas de olhos postos no futuro e acreditamos que esta é uma caminhada que se faz de pessoas, ideias e iniciativas. 

“Trabalhar na Worldo, definitivamente, foi uma questão de ser dinâmico e criativo sem perder o senso de realidade. Conciliar tudo num tema tão abrangente e que permite tantos insights com certeza é um dos principais valores agregados ao projeto.”

Omori João Victor, Worldo Content Creator
Forall Family

Quais as funcionalidades? 

A nível de funcionalidades, para uma fase inicial, a Worldo não podia estar mais completa. A aplicação disponibiliza aos utilizadores: 

 - Feed de Artigos no qual é possível aceder a textos exclusivos de bloggers e organizações sobre inúmeros temas da atualidade. 

 - Calendário com eventos ligados à sustentabilidade, a decorrer ao longo do ano; dando igualmente a possibilidade de acompanhar as novidades e iniciativas promovidas pelas organizações parceiras.

 - Feed de Partilha de Ações onde decorre a interação entre utilizadores, nomeadamente através da partilha de opiniões e conteúdo sustentável. 

 - Página de ODS que conta com uma breve explicação dos objetivos, acompanhada de sugestões de práticas através das quais é possível contribuir para o seu cumprimento.

 - Rede Social onde é possível partilhar notícias, fotos e factos entre a comunidade. Desta forma, promove-se a aprendizagem e partilha de conhecimentos. 

“Escolhemos estas funcionalidades por ser exatamente o que este tipo de aplicação exige. Um local de partilha de conhecimento, de desafios e práticas sustentáveis, e, por fim, de experiências e feitos de cada utilizador da comunidade Worldo.”

David Lourenço, Worldo App Developer
STAR Junior Enterprise

Quais as perspetivas para o futuro?

Com um longo caminho para percorrer, o futuro prevê-se que seja de progresso e muitas surpresas. Tanto ao nível do conteúdo como das funcionalidades, o compromisso da Worldo é para continuar a inovar e criar. Antecipam-se como melhorias para a aplicação: a introdução de um sistema de gamificação, o aperfeiçoamento da vertente de rede social através de upgrades na interação entre utilizadores e, ainda, a criação de contas empresa - como forma de criar envolvimento entre organizações e a questão da sustentabilidade. 

“Com pessoas empenhadas e com vontade de fazer mais e melhor por trás deste projeto, acredito que o futuro da app passará por uma melhoria contínua de conteúdos e funcionalidades e, progressivamente, por tornar tangíveis as ideias que temos vindo a ter.”

Helena Costa, Worldo Content Creator
Forall Family

 

A Worldo vem contrariar a tendência atual do conteúdo vazio e superficial, abrindo o caminho para a mudança. Agora, através do smartphone, todos podem ser Changemakers. Esta é a oportunidade para quem gosta de comunicar, aprender e partilhar. Disponível na App Store e Google Play.  

 

Autor: Inês Ponciano

Revisto por: André Castro

Sobre o Autor:

Juntei-me à Forall Family como Shaper em março de 2020. Desde então tenho vindo a envolver-me em diferentes projetos que me permitiram desenvolver novas competências. Em Setembro do mesmo ano juntei-me ao projeto da Worldo, como membro do departamento de Marketing & Social Media. Adoro comunicar e explorar temas relacionados com a Sustentabilidade. 

Artigo anterior A Forall é 5 Estrelas pela segunda vez consecutiva!
Próximo artigo Quais os motivos para se ser vegetariano?

Comentários

António - abril 30, 2021

Excelente visão. Parabéns! Um projeto muito interessante, potenciador de novas atitudes. Apraze-me ver nas gerações mais novas uma tão grande preocupação e uma determinação gigante relativamente a questões de sustentabilidade.

Teresa - abril 30, 2021

Muito Interessante ver o “nosso futuro” a ser trabalhado por gente preocupada e dedicada em fazer a diferença! Um desenvolvimento sem esquecer o que nos rodeia!! Geração inconformada, com atitude e ideias com conteúdo :) Parabéns e sorte a todos os que fazem parte do Projeto!!

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios